CACISC
CACISC, HÁ 100 ANOS AJUDANDO A DESENVOLVER
A ECONOMIA DA NOSSA CACHOEIRA DO SUL


Notícias


Cartilha infantil conscientiza sobre os prejuízos da pirataria

30 de Outubro de 2018

Foi lançada oficialmente dia 29 de outubro a Campanha Municipal de Combate à Informalidade e simultaneamente da cartilha elaborada pelo Procon-RS e Fecomércio-RS, em solenidade que contou com a presença de Daniel Amadio, coordenador estadual da rede de Combate à Pirataria e Comércio Ilegal da Fecomércio-RS.


O evento reuniu na Escola Estadual Borges de Medeiros, autoridades representantes de todas as redes de ensino, representantes do Poder Público, das entidades empresariais, e crianças dos Anos Iniciais, quando foram apresentados dados reais do impacto do comércio informal em Cachoeira do Sul. Somente em Cachoeira serão distribuídas cerca de 4.000 cartilhas "Comércio Informal: que bicho é esse?", para estudantes do 1º ao 5º ano.

Na parte da tarde o comitê municipal reuniu-se com Amadio, para articular as ações que fazem parte da campanha municipal no período até dezembro de 2018. 


O Comitê Municipal de Combate à Pirataria de Cachoeira do Sul e a Fecomércio-RS dão um importante passo no combate à pirataria e ao comércio ilegal. Neste dia 29 de outubro foi lançada oficialmente a campanha municipal e a cartilha “Comércio informal: que bicho é esse?”, publicação voltada para crianças em idade escolar dos anos iniciais de todo o Rio Grande do Sul. O evento na Escola Estadual Borges de Medeiros contou com a presença do coordenador estadual do combate à pirataria, vice-presidente da Fecomércio-RS Daniel Amadio.

 A cartilha, com tiragem inicial de 50 mil exemplares, foi desenvolvida em parceria com o Procon/RS. Nela, o personagem ‘Proconito’ explica aos pequenos o que é pirataria e os prejuízos que causa à saúde, ao bolso das famílias e à sociedade como um todo. O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, destaca que as crianças hoje em dia são as grandes responsáveis por levar informação para dentro de casa, por isso a publicação desta vez foi direcionada para esse público. “Elas dominam, captam e processam a informação de forma mais rápida, portanto, são os agentes responsáveis por multiplicar esse conhecimento”, afirma o presidente. 

A parceria da Fecomércio-RS com o Poder Público está possibilitando que a cartilha seja distribuída em toda a rede escolar gaúcha, incluindo instituições públicas e privadas. O coordenador da Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS, Daniel Amadio, lembra que os municípios têm grande participação nesse processo, possibilitando o acesso local das crianças à publicação. “As crianças têm ação fundamental no trabalho de combate à pirataria, prática que gera prejuízos a toda uma cadeia econômica, além de provocar danos sociais e de saúde e, mais grave ainda, financiar a prática do tráfico e estimular a violência”, ressalta Amadio.

De uma forma bem didática, Proconito explica às crianças que a pirataria atinge praticamente todos os produtos do universo infantil, desde brinquedos, roupas e calçados, até games, CDs e DVDs. “Esse mercado informal de artigos infantis representa cerca de 40% de tudo que é comercializado atualmente no Brasil”, afirma Daniel Amadio. Na economia brasileira como um todo, a pirataria se equivale a 16% do PIB nacional, o mesmo que R$ 900 bilhões por ano que são retirados da riqueza de nosso País”, pontua Roncatto.


Em Cachoeira do Sul, o Comitê Municipal é o responsável pela coordenação das ações da campanha, sediado junto à Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços (CACISC), sob e liderança do presidente Fábio Renato da Silva. As principais ações da campanha devem ocorrer até o final de dezembro e, somente em Cachoeira, serão distribuídas mais de 4.000 cartilhas, entre outras ações. 


Cartilha infantil conscientiza sobre os prejuízos da pirataria


veja mais


Anuncie

Screw Ind. Metalmecânica S/AGrupo Vieira da CunhaSicredi Centro Leste RS

Prestadores de Serviços

Enquete

Que demandas de desenvolvimento você acha mais prioritárias?





Resultado
CACISC - Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul

Rua Saldanha Marinho, 1.200 - Centro
51 3722 4317
cacisccachoeira@gmail.com
S-Maq - Soluções Web
S-Info