CACISC
CACISC, HÁ 100 ANOS AJUDANDO A DESENVOLVER
A ECONOMIA DA NOSSA CACHOEIRA DO SUL


Notícias


Cartilha infantil conscientiza sobre os prejuízos da pirataria

30 de Outubro de 2018

Foi lançada oficialmente dia 29 de outubro a Campanha Municipal de Combate à Informalidade e simultaneamente da cartilha elaborada pelo Procon-RS e Fecomércio-RS, em solenidade que contou com a presença de Daniel Amadio, coordenador estadual da rede de Combate à Pirataria e Comércio Ilegal da Fecomércio-RS.


O evento reuniu na Escola Estadual Borges de Medeiros, autoridades representantes de todas as redes de ensino, representantes do Poder Público, das entidades empresariais, e crianças dos Anos Iniciais, quando foram apresentados dados reais do impacto do comércio informal em Cachoeira do Sul. Somente em Cachoeira serão distribuídas cerca de 4.000 cartilhas "Comércio Informal: que bicho é esse?", para estudantes do 1º ao 5º ano.

Na parte da tarde o comitê municipal reuniu-se com Amadio, para articular as ações que fazem parte da campanha municipal no período até dezembro de 2018. 


O Comitê Municipal de Combate à Pirataria de Cachoeira do Sul e a Fecomércio-RS dão um importante passo no combate à pirataria e ao comércio ilegal. Neste dia 29 de outubro foi lançada oficialmente a campanha municipal e a cartilha “Comércio informal: que bicho é esse?”, publicação voltada para crianças em idade escolar dos anos iniciais de todo o Rio Grande do Sul. O evento na Escola Estadual Borges de Medeiros contou com a presença do coordenador estadual do combate à pirataria, vice-presidente da Fecomércio-RS Daniel Amadio.

 A cartilha, com tiragem inicial de 50 mil exemplares, foi desenvolvida em parceria com o Procon/RS. Nela, o personagem ‘Proconito’ explica aos pequenos o que é pirataria e os prejuízos que causa à saúde, ao bolso das famílias e à sociedade como um todo. O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, destaca que as crianças hoje em dia são as grandes responsáveis por levar informação para dentro de casa, por isso a publicação desta vez foi direcionada para esse público. “Elas dominam, captam e processam a informação de forma mais rápida, portanto, são os agentes responsáveis por multiplicar esse conhecimento”, afirma o presidente. 

A parceria da Fecomércio-RS com o Poder Público está possibilitando que a cartilha seja distribuída em toda a rede escolar gaúcha, incluindo instituições públicas e privadas. O coordenador da Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS, Daniel Amadio, lembra que os municípios têm grande participação nesse processo, possibilitando o acesso local das crianças à publicação. “As crianças têm ação fundamental no trabalho de combate à pirataria, prática que gera prejuízos a toda uma cadeia econômica, além de provocar danos sociais e de saúde e, mais grave ainda, financiar a prática do tráfico e estimular a violência”, ressalta Amadio.

De uma forma bem didática, Proconito explica às crianças que a pirataria atinge praticamente todos os produtos do universo infantil, desde brinquedos, roupas e calçados, até games, CDs e DVDs. “Esse mercado informal de artigos infantis representa cerca de 40% de tudo que é comercializado atualmente no Brasil”, afirma Daniel Amadio. Na economia brasileira como um todo, a pirataria se equivale a 16% do PIB nacional, o mesmo que R$ 900 bilhões por ano que são retirados da riqueza de nosso País”, pontua Roncatto.


Em Cachoeira do Sul, o Comitê Municipal é o responsável pela coordenação das ações da campanha, sediado junto à Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços (CACISC), sob e liderança do presidente Fábio Renato da Silva. As principais ações da campanha devem ocorrer até o final de dezembro e, somente em Cachoeira, serão distribuídas mais de 4.000 cartilhas, entre outras ações. 


Cartilha infantil conscientiza sobre os prejuízos da pirataria


veja mais


Anuncie

Prestadores de Serviços

Enquete

Que demandas de desenvolvimento você acha mais prioritárias?





Resultado
CACISC - Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul

Rua Saldanha Marinho, 1.200 - Centro
51 3722 4317
cacisccachoeira@gmail.com
S-Maq - Soluções Web
S-Info